
2021: um ano, vários cenários
Por Bernardo Peixoto
Grande parte dos analistas projeta uma conjuntura preocupante para os próximos meses. O cenário econômico e social vem se agravando devido ao retorno e aumento expressivo dos casos de contágio e de morte na atual pandemia, pelo que parece a temida segunda onda de infecção chegou.
Vale lembrar que a conjuntura de 2020 contribuiu para o agravamento de mazelas doloridas e difíceis de serem combatidas. Chagas estas, como a desigualdade social, que já eram ignoradas por modelos puros de meritocracia e potencializadas por sistemas ultrapassados, como o tributário, onde a carga sufoca os pequenos, seja pessoa física ou jurídica, e agrava o momento difícil em épocas de crise. O período atípico intensificou a fome, a miséria e a falta de oportunidade.
A velocidade do plano de aplicação das vacinas ditará o ritmo da recuperação econômica e da minimização dos impactos nas áreas de saúde e social
Para o primeiro trimestre de 2021, enxerga-se uma nuvem de elevada incerteza, sentimento este formado pela dicotomia entre torcer por um fim da pandemia e não desejar o uso de mais restrições. Mas, ao mesmo tempo, podemos ter esperança, já que mais de uma vacina teve eficácia no combate ao novo coronavírus. A velocidade do plano de aplicação das vacinas ditará o ritmo da recuperação econômica e da minimização dos impactos nas áreas de saúde e social.
Passado este início, possivelmente conturbado, e confirmadas as ações necessárias ao controle do vírus, podemos esperar um movimento de recuperação forte. O retorno à normalidade pode dar condições ao nascimento de um novo ciclo econômico positivo, ancorado pelos aprendizados da pandemia.
Em caso negativo, o agravamento da crise é o mais provável, com fechamento de estabelecimentos e aumento de desemprego. Por fim, cabe a nós, representantes de setores com alta relevância na composição econômica do país, a busca e a luta por este cenário de impacto negativo minimizado, atuando de forma conjunta pelo interesse dos agentes econômicos.
Texto excelente.