Elevação da taxa de juros ainda faz sentido?

Por João Scognamiglio

Publicado em Economia e negócios | 28/06/2021

Durante os últimos quatro anos e meio presenciamos uma das maiores reduções, em valores relativos, da taxa Selic no Brasil, passando de 14,25% a.a. para uma taxa anual de 2%. Essa variação provocou uma revolução na forma dos brasileiros investirem o seu dinheiro. O número de pessoas que investem na Bolsa de Valores, por exemplo, multiplicou em oito vezes nesse período, atingindo quase 4 milhões de CPFs.

Porém, desde março deste ano, quando o Copom voltou a subir a taxa Selic, estamos observando uma reversão nessa tendência da Selic e uma dúvida paira no ar: Como a volta do aumento da taxa de juros afetará no dia a dia do brasileiro?

Com o cenário da pandemia, observamos uma redução na oferta de muitos produtos e um aumento nas políticas econômicas expansionistas dos principais países do mundo, tendo destaque os EUA. Por outro lado, no Brasil, também foi observado um aumento no endividamento público, o que é natural, visto a crise sanitária que estamos passando.

O resultado tem sido um aumento de inflação significativa no Brasil (e fora dele). Diante disso, conter a inflação pelo aumento da taxa de juros torna-se uma decisão acertada do Copom. É importante destacar que a taxa de juros é o preço do dinheiro e, com isso, devemos observar um aumento nos juros de financiamentos. Isso faz parte do processo da tentativa de reduzir a demanda de produtos.

Ou seja, a elevação da Selic tende a ter, por um lado, um desaquecimento da economia, mas por outro, um melhor acerto das contas públicas, e até atratividade.

Com isso, acredito que o papel do investidor de longo prazo é seguir uma estratégia focada na diversificação. Se por um lado a renda fixa tende a crescer em um cenário de aumento da Selic, ainda podemos encontrar excelentes oportunidade no mercado de ações. Diversificando o patrimônio em investimentos de classes diferentes, você poderá reduzir os riscos de mercado, além de otimizar seu retorno nos investimentos.

João Scognamiglio

João Scognamiglio

João Scognamiglio é cofundador da Múltiplos Investimentos

Ver todos os artigos de João Scognamiglio

Uma resposta para “Elevação da taxa de juros ainda faz sentido?”

  1. Avatar Silvia Morais disse:

    Muito interessante as explicações sobre investimentos! Gostei muito!!!

Comente este artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado.