Sobre

O Brasil vive atualmente uma espécie retrocesso civilizatório. Em grande medida, este fenômeno é alimentado pela falta de diálogo. Nas ruas, no trabalho ou em família, as pessoas exibem suas opiniões e certezas e, poucas vezes, se permitem ouvir ou ler argumentos contrários. 

Seja em qual for o espectro ideológico, posicionamentos sobre diversos temas são apresentados com pouca ou nenhuma fundamentação. Informações rasas – e muitas vezes falsas – são propagadas através de aplicativos de mensagens para grupos numerosos de pessoas. Não há senso crítico, não há aprofundamento nas discussões. Muitas vezes, não há respeito. 

Por emitirem mensagens de forma unilateral e com pouca interação, canais de comunicação tradicionais não conseguem criar um ambiente propício à pluralidade de ideias. A sociedade necessita urgentemente de plataformas que estimulem o debate de forma aprofundada, densa, civilizada. Só assim, com ideias apresentadas de forma clara e, sobretudo, expostas ao contraditório, opiniões poderão ser formadas de maneira correta. Para o bem da sociedade. Este é o papel do bomdebate.com. Ser uma tribuna livre para a difusão de ideias. É importante frisar que os textos publicados aqui são de responsabilidade de seus autores e não traduzem, necessariamente, a opinião do editor do site. Nosso objetivo é apenas o de divulgar as ideias e não o de respaldá-las.

Objetivo do site

Nosso propósito é publicar artigos jornalísticos para incentivar discussões propositivas e respeitosas no ambiente virtual.

Critérios para publicação

Conforme determina a Constituição Federal em seu Artigo 5º, inciso IX, “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.  Qualquer pessoa pode enviar seu artigo de opinião ao bomdebate.com. O site, todavia, não publicará textos que propaguem mentiras (fake news), informações distorcidas, ofensas pessoais, calúnias, discursos de ódio ou de preconceito contra qualquer grupo de pessoas. Também será descartada qualquer manifestação que atente contra a democracia.

Como enviar um artigo

Qualquer texto pode ser enviado para o e-mail saulomoreira@uol.com.br. A ordem para a publicação e o destaque dado no site caberá exclusivamente ao editor. Os textos serão publicados na íntegra. O editor, no entanto, poderá corrigir, eventualmente, erros de português ou de digitação que existam nos textos enviados, após a devida comunicação das alterações ao autor.

Quem faz o site

O bomdebate.com é feito a partir de artigos de opiniões de seus colaboradores. A publicação caberá ao jornalista Saulo Moreira, que tem 46 anos e 25 anos de profissão. Ele é diplomado pela Universidade Católica de Pernambuco, foi repórter, editor, colunista e comentarista do Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio, TV Jornal e Rádio CBN e atualmente exerce a função de assessor de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.